terça-feira, 19 de abril de 2011

Datas comemorativas

                                ABRIL e  MAIO


21 / abril - Tiradentes
22 / abril - Chegada dos Portugueses no Brasil
22 / abril - Sexta-Feira  Santa
24 / abril - Páscoa
27 / abril - Aniversário da cidade de São José da Lapa (feriado municipal)
28 / abril - Dia da Sogra
30 / abril - Dia Nacional da Mulher
1º / maio - Dia do Trabalho
08 / maio - Dia das Mães

13maio - Abolição da Escravatura no Brasil
/ junho - Dia Internacional do Meio Ambiente



=================
5 de junho  - Dia Internacional do Meio Ambiente

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - Notícias, fotos e vídeos sobre "Dia Mundial do Meio Ambiente"




Fonte:  http://topicos.estadao.com.br/dia-mundial-do-meio-ambiente


          http://www.estadao.com.br/especiais/as-acoes-diarias-que-salvam-o-planeta,19069.htm
====================================
13 de MAIO  - Abolição da Escravatura no Brasil

"O documento original da Lei Áurea, assinado pela Princesa Isabel, chegou ao Recife pela primeira vez na História para integrar a exposição "Joaquim Nabuco: brasileiro, cidadão do mundo", aberta ao público a partir do dia 30 de abril, no Instituto Cultural Banco Real (Av. Rio Branco, 23, Bairro do Recife)."  Fonte: http://almanaquedehistoria.blogspot.com/2010/05/documento-original-da-lei-aurea-integra.html

A Lei Áurea desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre em 28 de abril, às 13h20, no vôo G31818 da Gol, de onde foi transportada com apoio da Companhia Independente de Operações Especiais da Polícia Militar de Pernambuco para o Instituto Banco Real, onde ficará em exposição até 17/05.

"No dia 13 de maio comemora-se a Abolição da Escravatura no Brasil. A palavra "abolir" significa acabar, eliminar, extinguir. A escravidão foi oficialmente extinta nesse dia por meio da Lei Áurea. "Áurea", por sua vez, quer dizer "de ouro" e - por aí - você pode imaginar o valor que se deu a essa lei, com toda a razão. Afinal, o trabalho escravo é uma prática desumana."  

8 de MAIO  -   Dia  das Mães
(2º domingo de maio)




"O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americanaAnna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses."

====================================
1º de MAIO  -   Dia do Trabalho
"Dia do Trabalhador tem comemorações especiais
Ministro Carlos Lupi participa de atividade na Barra Funda, em São Paulo, à tarde visita o Complexo do Alemão e fecha o dia na ‘Festa do Trabalhador’, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. " (Fonte: Portal do Ministério do Trabalho)

Manifestações do 1º de MAIO  DE 1886
Fonte: culturabrasil  
====================================

Páscoa... 

1- O Chocolate dá força:
Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. Um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.

2- O Chocolate não acaba com a pele:
O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito.

3- Chocolate x Cachorros:
O chocolate pode ser mortal para os cachorros. Ele contêm um ingrediente chamado “Teobromina” que pode ser tóxica para o sistema nervoso central e para os músculos cardíacos do cão.

4- Chocolate gasta: $ $ $  
As pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate.

5- Chocolate Previne o Envelhecimento:
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

6- Chocolate dá felicidade:
O Chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados.Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e até o stress da TPM.

7- Haja Chocolate:
A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.

8- Chocolate não engorda
O Chocolate puro tem pouca gordura e, grande quantidade de magnésio e ferro. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo.

9- Devorando Chocolate:
As pesquisas de consumo individual de chocolate indica que cada pessoa consume cerca de 5 quilos de chocolate por ano.

10- É desses que elas gostam mais:
Leite com chocolate é o tipo de chocolate mais preferido pelas pessoas. Contudo, o chocolate preto é especificamente o mais popular entre os homens.


                                                         Fonte:http://www.uhull.com.br/07/19/10-curiosidades-sobre-o-chocolate/
____________________________________________________________________

"Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa
em diferentes idiomas:"  (PUC-RIO)

Definição
"A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas."

Agora, você ficou curioso da próxima data da Páscoa?

                   

          Como Calcular o Dia da Páscoa

Se você quer aprender a calcular o dia em que vai ser comemorada a Páscoa,   
Clique:

====================================

22 de ABRIL  -   "Descobrimento do Brasil"

CARAVELAS Caravelas portuguesas da esquadra de Cabral
"O ' Descobrimento do Brasil ' - 22 de abril de 1500deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, joias) para revender na Europa com alta lucratividade."



====================================


21 de ABRIL - Tiradentes
Reprodução
"O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.



Vale a pena saber exatamente porque se presta essa homenagem a Tiradentes (...)"



====================================

19 de ABRIL Dia do Índio
                                                                                    EE José Elias Issa - 2009


"Fracassei em tudo o que tentei na vida. 

Tentei alfabetizar as crianças

brasileiras, não consegui. 
Tentei salvar os índios, não consegui. 

Tentei fazer

uma universidade séria e fracassei. 
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se 
autonomamente e fracassei. 
Mas os fracassos são minhas vitórias. 
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."  DARCY RIBEIRO




"História do Dia do Índio



Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto Lei Nº 5.540.   Mas porque foi escolhido o 19 de abril?"


Clique:  http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm



"A Constituição Federal dispõe de um capítulo aos indígenas, a fim de reconhecer sua organização social e cultural e, principalmente, as diferenças. (art. 231) 

É conferida legitimidade processual aos índios e às suas comunidades e organizações para defesa de seus direitos e interesses (art. 232). Ao Ministério Público cabe intervir em todos os atos processuais, bem como defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas (art. 129). "


                                            EE José Elias Issa - 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário